Categories: DICAS DE SEGURANÇA

Você está agindo de forma segura nas redes sociais?

Confira as 08 dicas de segurança nas redes sociais:

Quem hoje não está nas redes sociais, não é mesmo? Quase todo mundo, mas não se esqueça que os criminosos também. Não estamos querendo dizer que você deve se isolar do mundo, afinal as ruas também estão cheias de perigo e não é por isso que ninguém sai de casa. Mas cautelas precisam ser adotadas. Assim, o site Justiça & Polícia elaborou para você um lista de 08 dicas simples que podem ser bastante úteis na sua segurança pessoal nas redes sociais.

1 – Evite o excesso de exposição de sua vida particular, sobretudo postando fotos com uniformes – possibilitam saber onde você trabalha, do local da escola do seu filho -, pois facilita um possível sequestro ou golpe do falso sequestro.

2 – Evite deixar visível ao público sua data de nascimento completa e outros dados sensíveis, às vezes esses dados são utilizado para realização de compras ou cadastros falsos. Faça ajustes na privacidade de seus dados, não deixe visível ao público.

3 – Não poste fotos da sua casa, ainda mais com geolocalização ou onde apareça o número da residência.

4- Cuidado ao adicionar amigos, eles têm acesso privilegiado às suas informações. Pense na rede social com uma extensão da sua casa, você não deixaria qualquer um entrar nela, não é mesmo?

5 – Muito cuidado com as crianças em redes sociais, penso, particularmente, que elas não deveriam usá-las. É preciso certo grau de maturidade para a exposição. Crianças devem ser sempre orientadas e acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Ainda mais, é notícia corrente que as redes sociais são utilizadas por pedófilos à procura de vítimas incautas. Não deixe seu filho ser mais uma vítima.

6 – Cuidado com as postagens de entrada e saída de hotéis, pousadas ou lugares similares de hospedagem, pois os criminosos saberão quando sua residência estará desabitada.

7 – Ao acessar sua conta da rede social em computadores de terceiros ou  públicos, nunca se esqueça de sair da página em segurança. Uma postagem feita de má-fé por terceiros pode acabar com a reputação de alguém.

8 – Tenha em mente que o que você publica tem muita probabilidade de ficar para sempre na Internet, mesmo que se arrependa logo em seguida o post pode sofrer um print, ou cópia da imagem. Então, pense bem antes de postar algo.

__________

Sobre o autor: Paulo Reyner é administrador do site www.juspol.com.br.  atualmente Delegado de Polícia Civil e ex-Policial Militar. É bacharel em direito pela Universidade do Distrito Federal – UDF, Especialista em Ciências Criminais e Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública.

Se você gostou dessas dicas, não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos. Veja também nossas outras dicas clicando em

Dicas de Segurança.

Deixe sua opinião logo abaixo, participe da discussão!

Compartilhe com seus amigos!

Caso queira receber nossas novidades cadastre-se abaixo:


SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:


 

Justiça & Polícia

Recent Posts

O DELEGADO DE POLÍCIA COMO GESTOR DE SEGURANÇA PÚBLICA: UMA NOVA VISÃO

O DELEGADO DE POLÍCIA COMO GESTOR DE SEGURANÇA PÚBLICA: UMA NOVA VISÃO Por Paulo Reyner O…

1 ano ago

Da capacidade postulatória ou da capacidade de representação do Delegado de Polícia

Por Joaquim Leitão Júnior[i] Apesar de ainda existirem questionamentos por ala conservadora e classista da…

2 anos ago

PERSEGUIÇÃO, “STALKING” OU ASSÉDIO POR INTRUSÃO – LEI 14.132/21

Há mais de seis anos este autor já vinha estudando o fenômeno do denominado “Stalking”,…

3 anos ago

STJ ESTABELECE PARÂMETROS PARA A COLMATAÇÃO DAS LACUNAS DEIXADAS PELO PACOTE ANTICRIME NA PROGRESSÃO DE REGIMES

Os crimes hediondos e equiparados, na redação original da Lei 8.072/90, já tiveram regime “integral”…

3 anos ago

POLICIAL É SER HUMANO: AGE EM LEGÍTIMA DEFESA SIM!

Na onda midiática do famigerado “Caso Lázaro” vem a lume um artigo da lavra de…

3 anos ago

VETOS PRESIDENCIAIS DA LEI ANTICRIME DERRUBADOS PELO CONGRESSO: TRÊS ASPECTOS PONTUAIS

O chamado “Pacote Antricrime”, que se materializou na Lei 13.964/19, foi objeto de vários vetos…

3 anos ago

This website uses cookies.