Você está agindo de forma segura nas redes sociais?

peças-e-prática-da-atividade-policial

Confira as 08 dicas de segurança nas redes sociais:

 

seguranca-na-net

Quem hoje não está nas redes sociais, não é mesmo? Quase todo mundo, mas não se esqueça que os criminosos também. Não estamos querendo dizer que você deve se isolar do mundo, afinal as ruas também estão cheias de perigo e não é por isso que ninguém sai de casa. Mas cautelas precisam ser adotadas. Assim, o site Justiça & Polícia elaborou para você um lista de 08 dicas simples que podem ser bastante úteis na sua segurança pessoal nas redes sociais.

 

exibicionismo-na-net

1 – Evite o excesso de exposição de sua vida particular, sobretudo postando fotos com uniformes – possibilitam saber onde você trabalha, do local da escola do seu filho -, pois facilita um possível sequestro ou golpe do falso sequestro.

 

2 – Evite deixar visível ao público sua data de nascimento completa e outros dados sensíveis, às vezes esses dados são utilizado para realização de compras ou cadastros falsos. Faça ajustes na privacidade de seus dados, não deixe visível ao público.

 

3 – Não poste fotos da sua casa, ainda mais com geolocalização ou onde apareça o número da residência.

 

amigo-inimigo

4- Cuidado ao adicionar amigos, eles têm acesso privilegiado às suas informações. Pense na rede social com uma extensão da sua casa, você não deixaria qualquer um entrar nela, não é mesmo?

 

pedofilia-nas-redes-sociais

5 – Muito cuidado com as crianças em redes sociais, penso, particularmente, que elas não deveriam usá-las. É preciso certo grau de maturidade para a exposição. Crianças devem ser sempre orientadas e acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Ainda mais, é notícia corrente que as redes sociais são utilizadas por pedófilos à procura de vítimas incautas. Não deixe seu filho ser mais uma vítima.

 

checkin

6 – Cuidado com as postagens de entrada e saída de hotéis, pousadas ou lugares similares de hospedagem, pois os criminosos saberão quando sua residência estará desabitada.

 

privacidade

7 – Ao acessar sua conta da rede social em computadores de terceiros ou  públicos, nunca se esqueça de sair da página em segurança. Uma postagem feita de má-fé por terceiros pode acabar com a reputação de alguém.

 

Captura de Tela 2016-07-07 às 22.08.54

8 – Tenha em mente que o que você publica tem muita probabilidade de ficar para sempre na Internet, mesmo que se arrependa logo em seguida o post pode sofrer um print, ou cópia da imagem. Então, pense bem antes de postar algo.

__________

Sobre o autor: Paulo Reyner é administrador do site www.juspol.com.br.  atualmente Delegado de Polícia Civil e ex-Policial Militar. É bacharel em direito pela Universidade do Distrito Federal – UDF, Especialista em Ciências Criminais e Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública.

Se você gostou dessas dicas, não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos. Veja também nossas outras dicas clicando em

Dicas de Segurança.

Deixe sua opinião logo abaixo, participe da discussão!

Compartilhe com seus amigos!

Caso queira receber nossas novidades cadastre-se abaixo:


SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:

 


 

Login

 

peças-e-prática-da-atividade-policial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com