09 DICAS DE SEGURANÇA PARA CELULARES, TABLETS E NOTEBOOKS

peças-e-prática-da-atividade-policial

 

Sem dúvidas, uma grande preocupação nos dias atuais é com a perda, furto, roubo ou extravio de aparelhos celulares, tablets e notebooks, isto porque além do valor pecuniário desses bens, há uma gama de informações pessoais, fotos, vídeos armazenados. Não raro há notícias de fotos íntimas vazadas, o que pode causar grandes problemas para a pessoa que teve sua intimidade violada.

Para evitar esses transtornos as dicas abaixo podem ajudar bastante. O melhor remédio é prevenir, sempre!

Vamos lá!

Bem, primeiramente é necessário esclarecer que o site  Justiça & Polícia não tem nenhum interesse comercial em alguns aplicativos ou programas listados abaixo, eles foram mencionados apenas a título ilustrativo e existem tantos outros similares no mercado, alguns grátis e outros pagos.

CELULARES

CELULAR 2

Talvez um dos objetos mais cobiçados por ladrões, isso porque são fáceis de ser transportados, possuem um grande valor agregado, alguns custam mais de R$ 4.000,00, e são vendidos facilmente. Vamos às dicas:

1. Assim que comprar um aparelho celular verifique na nota fiscal ou na caixa do aparelho o número do IMEI, que é uma série numérica de 15 dígitos, como se fosse um chassi do aparelho celular. Cada aparelho é identificado por esse número. Guarde a nota fiscal ou a caixa ou ainda anote esse número em um lugar seguro. Ele pode ser bastante útil em uma investigação policial.

 

2. Você pode até solicitar à operadora vinculada à sua linha telefônica o bloqueio do aparelho celular. Mas talvez essa não seja uma boa opção para fins de investigação. Se tiver ocorrido um crime, procure a Delegacia mais próxima e peça orientação.

 

Alguns aplicativos e sistemas de gerenciamento remoto são bastante interessantes, como:

3.  GERENCIADOR DE DISPOSITIVO ANDROIDTodo aparelho celular com sistema ANDROID, em que o usuário tenha um e-mail do Google (Gmail) pode acessar o gerenciador, independente de prévia instalação. Possibilita localizar o dispositivo, fazer soar o alarme sonoro, bloquear o aparelho e apagar os dados remotamente. Para localização é necessário que o GPS do aparelho celular esteja ativado. Se houver reset do aparelho, os dados da conta do gmail podem ser apagados. Link abaixo:

https://www.google.com/android/devicemanager?hl=pt_BR

 

4.  APLICATIVO LOOKOUT – LOCALIZAÇÃO DE APARELHO CELULAR aplicativo usado para rastreamento de aparelhos celulares. Há necessidade de prévia instalação no aparelho, pode ser baixado no PLAY STORE. Possibilita rastreamento do aparelho celular, mudança da senha de bloqueio e apagar os dados. Ainda é possível saber o registro de chamadas enviadas e recebidas. Tem uma versão grátis mais simples e outra paga, mais completa. Link abaixo:

https://www.lookout.com

 

5. CELULARES iPhone, iPad também têm um sistema parecido, o icloud onde o usuário insere um login e senha, possibilitando localizar o aparelho com certa precisão. Link abaixo:

https://support.apple.com/pt-br/HT201472

 

NOTEBOOKS

Roubo notebook

Pela nossa experiência, notebooks são difíceis de rastrear e, por consequência, difíceis de recuperar. Não precisamos nem falar que o prejuízo decorrente de um roubo/furto ou perda é enorme. Não só pelo valor econômico, mas sobretudo pelo conteúdo armazenado nos computadores portáteis.

6. A dica é que você faça sempre o backup dos dados armazenados no computador, ou mesmo use um serviço de armazenamento em nuvem, assim poderá acessar os dados tranquilamente.

Mas, caso não tenha feito isso. Vamos às dicas abaixo:

Então meus amigos, a melhor maneira de recuperar seu computador é através de aplicativos/programas, mas o problema é que estes devem ser instalados antes do evento (roubo, furto ou perda). Assim, espero que você esteja lendo este post antes de qualquer inconveniente.

Vamos lá:

7.  Se você tiver um notebook da marca Apple, deve apenas se cadastrar no site da marca com ID e senha, bem como fazer uma configuração rápida no seu dispositivo. O serviço iCloud permite que o usuário localize, bloqueie e apague os dados do dispositivo remotamente. Pode-se ainda impedir que ele seja apagado ou reativado sem sua senha. Se quiser saber mais, é só seguir os passos do tutorial da própria Apple no link abaixo. Caso queira ainda sim ampliar as possibilidades de rastreio do seu Mac, há um programa chamado Hidden, que faz o monitoramento das informações, localizando o dispositivo e, inclusive, fotografa por meio da webcam o usuário naquele momento.

https://support.apple.com/pt-br/HT205362

 

Caso seja um notebook de outra marca, há alguns programas que se instalados previamente no seu computador permitem a localização, bloqueio e até fotografar o usuário também!

8. O serviço é oferecido pelo site preyproject.com, tem uma versão grátis e outra paga um pouco mais completa. Mas a versão de graça oferece serviços bastante interessantes. Se quiser conferir, acesse o link abaixo:

Prey

 

9. De qualquer maneira, é MUITO importante que você não tente recuperar seu dispositivo, seja aparelho celular, tablet ou notebook, sozinho. Nunca negocie com criminosos, não coloque sua vida em risco por um bem material, peça ajuda da Polícia e se você tiver um aplicativo ou programa que possibilite facilitar o trabalho da polícia, melhor ainda, porque as chances de recuperação do bem subtraído são grandes.

 

Se você gostou dessas dicas, não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos. Veja também nossas outras dicas clicando em

Dicas de Segurança.

Deixe sua opinião logo abaixo, participe da discussão!

Compartilhe com seus amigos!

Caso queira receber nossas novidades cadastre-se abaixo:


SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:

 


 

Login

 

peças-e-prática-da-atividade-policial

1 thought on “09 DICAS DE SEGURANÇA PARA CELULARES, TABLETS E NOTEBOOKS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com